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Tuesday, December 12, 2006

VISÕES DISTORCIDAS DA IGREJA

CONTRADIZENDO AS VISÕES DISTORCIDAS DA IGREJA
Gostaria de começar esse artigo com uma pequena palavra sobre como a Bíblia pode ser usada para distorcer as realidades de Deus. Pessoas com pontos devista fundamentalistas e preconceituosos vem usando aBíblia de forma errônea para inibir e dominar outros.E é exatamente exemplos disso que se expõe aqui.Tomemos como análise primordial o livro de Levítico.No capítulo 16 vemos que Deus, sim, o próprio Deus,mandou que os sacerdotes imolassem um cordeiro semmanchas para que o povo pudesse ser redimido de seuspecados. Nós fazemos isso hoje? Não. Por quê? PorqueJesus Cristo é o cordeiro de Deus que tira o pecado domundo. Ele já morreu para termos nossas vidas libertase nossos pecados perdoados. No capítulo seguinte, o de número 17, vemos que o povode Deus está proibido de 'tomar sangue', digo, decomer carne vermelha ou qualquer outro tipo alimentoou substância que contenha sangue. Nós obedecemos esseestatuto? Não. Quem é que não gosta de umchurrasquinho no final de semana? Se lermos o textoatentamente podemos observar que, naquele contexto, osangue continha era o responsável pela vida da carne esó se mataria um animal para sacrifício a Deus eremissão dos pecados. No capítulo 18 há um estatuto que diz que o homem "nãochegarás à mulher, para lhe descobrir a nudez, durantea menstruação". Por que será que o homem não poderiater relações sexuais com uma mulher quando elaestivesse menstruada?!? A simples razão é a de que opovo hebreu estava começando uma nova nação e não sepodia desperdiçar nada que pudesse ser usado paraprocriação. Lembre-se que, para aquele povo, perdersêmen masculino era perder a oportunidade de procriare de que, durante a menstruação, não haveria como umamulher engravidar. Bom, creio que esses textos já são o suficiente paramostrar que devemos seguir alguns princípios deinterpretação bíblica. E quais seriam?!? Devemosprimeiro nunca fugir nossa atenção do texto em sualíngua original, devemos também observar o contextosociocultural no qual o texto foi escrito e o contextoimediato e, finalmente, devemos ter em mente que amelhor intérprete da Bíblia é ela mesma. Sabendodesses critérios, vamos analisar alguns textos usadoscontra as homossexuais. GÊNESIS 1-2, A CRIAÇÃO. Creio que esse seja oargumento mais fraco para justificar o preconceitocontra gays e lésbicas. Com certeza esse texto relataa história de Adão e Eva, e não de Adão e Marcos, ouquem quer que seja. Então?!? Por acaso silêncio arespeito se relações homossexuais implicacondenação?!? Creio que isso seja um absurdo. A história da criação diz respeito às nossas origens,de onde viemos, e a única resposta sensata seria "deum homem e de uma mulher". Devido ao fato de ahistória da criação não mencionar relacionamentosentre pessoas de mesmo sexo não significa que osmesmos sejam imorais, apenas que são irrelevantes parao tópico abordado. Gênesis também não discute sobrepermanecer-se solteiro, ou amizade, ou amoresromânticos, ou música, ou ter um animal de estimação.Os fundamentalistas não as vêem como imoral por nãoserem citadas em Gênesis. Então, por que julgar ahomossexualidade? Percebe-se claramente que épreconceito o fato de usar Gênesis para condenar ahomossexualidade. Tudo bem, concordo que encontramos em Gênesis umapassagem que diz: "sede fecundos, multiplicai-vos"(Gênesis 1:28). Nos tempos antigos as pessoas estéreiseram consideradas violadoras desse mandamento e eram,consequentemente, tachadas como pecadoras. EmDeuteronômio 23:1, por exemplo, diz que os estéreisnão têm o direito de participar da comunidade de Deus,da assembléia do Senhor. Esse estatuto era aplicado deforma rígida e até mesmo os escravos eunucos, que nãoescolheram ser estéreis mas são devido aos seussenhores, eram banidos da assembléia do Senhor. Hojesomos menos rígidos e entendemos que uma pessoaestéril está passível de tratamento médico, e não deum julgamento moral. No meu ponto de vista ahomossexualidade não deveria ser vista de formadiferente; não digo que deva ser tratada como doença,pois não é. Creio que devemos entender que ohomossexual não fez uma escolha. Além do mais, o mandamento de "sede fecundos emultiplicai-vos" é voluntariamente desobedecido porpessoas que desejam continuar solteiras, sem filhos,ou ambos - padres e monges são exemplos disso. Essessão, contudo, tidos como escolhidos para uma vocaçãomaior - celibato. Outras pessoas que também preferemcontinuar solteiras não são julgadas pelas suasescolhas. Percebe-se, então, que essa interpretação deGênesis é bastante seletiva, querendo referir-seapenas aos homossexuais. Novamente, essa interpretaçãobusca uma justificativa para preconceitos, e não umaregra moral.LEVITICUS 18:22 E 20:13, O CÓDIGO SAGRADO. Levítico18:22 diz: "Com homem não te deitarás, como se fossemulher; é abominação". Levítico 20 é parecido, masacrescenta a pena de morte. Isso PARECE ser uma claraproibição a relações sexuais entre homens. Mas, qual éa importância desses textos para o Cristianismo?O Antigo Testamento possui várias leis e proibições. OCódigo Sagrado de Levítico, em particular, contémdúzias de ordenanças. Algumas dessas proibiçõesincluem: comer carne de porco, tomar sangue, serrelações sexuais durante a menstruação, fazertatuagem, consultar-se com um médium, cortar o cabelo,fazer a barba e plantar mais de um tipo de trigo numaárea. Deficientes físicos são considerados impuros e,portanto, proibidos de fazerem oferendas no templo.Pessoas estéreis também seriam impuras e proibidas departicipar das assembléias. Filhos que amaldiçoassemseus pais deveriam ser mortos. Adúlteros deveriam sermortos. Grande parte do Código Sagrado orienta seupovo sobre como proceder em sacrifícios de animais.Esses estatutos fazem referências aos rituais judaicose ao estabelecimento de uma nação hebraica, e não apecado e moralidade. Os aspectos de rituaisparticulares são aplicáveis apenas aos judeus e nãotem uma aplicabilidade maior - a não ser os dezmandamentos e as leis sobre o casamento. A palavrahebraica "toevah", traduzida como abominação nostextos acima, fazem menção ao ritual ou à impurezaritualística, e não a maligno ou horroroso como nós ausamos hoje. Por exemplo, em outros textos (como emReis 16:3) "toevah" aparece como "toevah ha-goyim" ou"a impureza dos gentios". A palavra "abominação"possui, portanto, uma carga cultural que não estápresente na Bíblia hebraica e pode ser tida como mátradução. Por enquanto temos apenas essa parte, mas logocomentaremos sobre os textos do Novo Testamento usadosde forma preconceituosa.
A HISTÓRIA DE SODOMA
Livro do Gênesis,capítulo 19, versículos de 1 a 11.por Pe. Daniel A. Helminiak O pecado de Sodoma: a falta de hospitalidade "Pela tarde chegaram os dois anjos a Sodoma. Lot, queestava assentado à porta da cidade; ao vê-loslevantou-se e foi-lhes ao encontro e prostrou-se com orosto por terra. "Meus senhores, disse-lhes ele,vinde, peço-vos, para a casa de vosso servo e passainela a noite; lavareis os pés e amanhã cedocontinuareis vosso caminho." - "Não, responderam eles,passaremos a noite na praça." Mas Lot insistiu tantocom eles que acederam e entraram em sua casa. Lotpreparou-lhes um banquete, mandou coser pães semfermento, e eles comeram. Mas antes que se tivessemdeitado, eis que os homens da cidade, os homens deSodoma, se agruparam em torno da casa, desde os jovensaté os velhos, toda a população. E chamaram a Lot:"Onde estão, disseram-lhe, os homens que entraram estanoite em tua casa? Conduze-os a nós para que osconheçamos." Saiu Lot a ter com eles no limiar dacasa, fechou a porta atrás de si, e disse-lhes:"Suplico-vos, meus irmãos, não cometais este crime.Ouvi: tenho duas filhas que são ainda virgens, euvo-las trarei, e fazeis delas o que quiserdes. Mas nãofaçais nada a estes homens, porque se acolheram àsombra do meu teto." Eles responderam: "Retira-te daí!- e acrescentaram: "Eis um indivíduo que não passa deum estrangeiro no meio de nós [Lot não havia nascidoem Sodoma] e se arvora em juiz! Pois bem: verás comote havemos de tratar pior do que a eles." E,empurrando Lot com violência, avançaram para quebrar aporta. Mas os dois estenderam a mão, e tomando Lotpara dentro de casa, fecharam de novo a porta. Eferiram de cegueira os homens que estavam fora, jovense velhos, que se esforçavam em vão por reencontrar aporta." Os anjos visitantes então advertiram Lot que Deus iriadestruir Sodoma com uma chuva de fogo e pedras. E Lote sua família fugiram da cidade. Entretanto, a esposade Lot desobedeceu à ordem de não olhar para trás efoi transformada em uma estátua de sal. Sodoma e avizinha Gomorra foram destruídas, "e viu subir daterra um fumo espesso como a fumaça de uma grandefornalha" (19:28). Uma interpretação comum do relato Desde o século XII, aproximadamente, este relato vemsendo considerado como uma condenação dahomossexualidade. A própria palavra "sodomita" passoua se referir àqueles que mantém relações anais, e opecado de Sodoma foi considerado como sendo o do atohomogenital masculino. Assim, Deus supostamentecondenou e puniu os cidadãos de Sodoma, os sodomitas,por suas atividades homogenitais. O que significa "conhecer"? Há na verdade uma clara referência sexual no relato.Lot oferece suas filhas como objetos sexuais aoshomens agrupados em torno de sua casa. Suas filhaseram virgens. Lot afirmou que elas não conheciamhomem. Na Bíblia, "conhecer" às vezes significa"manter relações sexuais com". Este é o significado dapalavra no Testamento cristão (também conhecido como"Novo Testamento") quando o anjo diz a Maria que elaserá a mãe de Jesus. Maria pergunta: "Como se faráisso pois não conheço homem?" (Lucas, 1:34). O verbo"conhecer" aparece 943 vezes no Testamento hebreu(também conhecido como "Velho Testamento"). Em dezdestes casos a palavra tem sentido sexual. O textoacima é um destes exemplos. É chocante pensar que Lottenha oferecido suas filhas aos sodomitas. Este é umbom exemplo de quão diferente a cultura de Lot era danossa. Naquela época o pai da casa realmente possuíaas mulheres. Elas eram sua propriedade. Ele podiafazer com elas praticamente tudo o que quisesse. Teriasido um enorme prejuízo para Lot dar suas filhasàqueles homens - em termos financeiros. Sim, porqueneste caso ninguém mais desejaria tomá-las comoesposas. Elas já teriam sido "usadas". É surpreendenteque Lot preferisse que suas filhas fossem estupradaspelos homens da cidade para preservar a integridade deseus convidados. O que os homens de Sodoma queriam comos dois hóspedes de Lot? Eles disseram que queriam"conhecê-los". Há quem interprete isso como sendo odesejo dos homens de manter relações sexuais com osvisitantes. A oferta de Lot, suas filhas como objetossexuais ao invés de seus hóspedes homens, certamente oindica. Mas outros afirmam que a palavra "conhecer"não necessariamente se refere a sexo. Pode ser que ossodomitas simplesmente quisessem saber quem eram osvisitantes e o que faziam na cidade. Afinal, Lot nãoera oriundo de Sodoma. Também ele era um estrangeiro,e os habitantes da cidade não apreciavam o fato de eleconvidar estrangeiros para pernoitar lá. Acontece quenão há maneira de se ter certeza absoluta se estetexto se refere a atos homogenitais ou não. A maioriados especialistas acredita que sim, mas o certo é queeste texto diz respeito ao abuso, e não simplesmenteao sexo. Como veremos abaixo, nas muitas referênciasbíblicas ao pecado de Sodoma, não há qualquerpreocupação com a homogenitalidade, mas muita com aindiferença e o abuso. Admitindo que a palavra"conhecer" realmente tenha um significado sexual aqui,o que está em questão é o estupro entre homens, e nãosimplesmente sexo entre homens. O dever da hospitalidadePor que Lot desejaria expor suas filhas ao estupro?Por que Lot se oporia ao interrogatório e abuso deseus visitantes por parte dos habitantes da cidade?Lot era apenas um homem, ou, conforme as Escrituras,um homem de bem. Ele fez o que era certo e da melhorforma possível. Entre todas as pessoas de Sodoma,apenas ele teve a delicadeza de convidar os viajantespara passar a noite em sua casa. Nas regiõesdesérticas como a de Sodoma, permanecer ao relentoexposto ao frio da noite podia ser fatal. Logo, umaregra básica da sociedade de Lot era oferecerhospitalidade aos viajantes. Esta mesma regra fazparte da tradição das culturas semitas e árabes. Estaregra era tão estrita que proibia o ataque até mesmo ainimigos que tivessem recebido oferta de abrigo parapassar a noite. Assim, fazendo o que era certo,seguindo a lei de Deus conforme ele a entendia, Lotrecusou-se a expor seus convidados ao abuso peloshomens de Sodoma. Fazê-lo significaria violar a lei dasagrada hospitalidade. O significado do sexo anal masculino Se além disso os sodomitas desejavam fazer sexo com osvisitantes da cidade, a ofensa contra eles seria maiorainda. Isto porque forçar um homem a fazer sexo erauma forma de humilhá-lo. Por exemplo, durante aguerra, além de estuprar as mulheres e assassinar ascrianças, os vitoriosos freqüentemente "sodomizavam"os soldados derrotados. A idéia era a de insultar oshomens, tratando-os como mulheres. Portanto, faziaparte da prática do sexo anal entre homens a noção deque homens deviam ser "machos" e a de que as mulhereseram inferiores, simples peças que estavam a serviçodo homem. De fato, ao longo da história do Ocidente,uma das principais razões da oposição ao sexo analentre homens deveu-se à suposição de que isso fariacom que o homem agisse como uma mulher. Este argumentofoi levantado por são João Crisóstomo no século V ePeter Cantor no século XII, ambos opositoresdeclarados da homogenitalidade. Geralmente, era maisaceitável ser o parceiro ativo, mas ser o receptivosignificava desonra e degradação. Evidentemente, aobjeção era feita mais ao fato de o homem ser"efeminado" do que ao fato de fazer sexo com outrohomem. O pecado de Sodoma Portanto, qual foi o pecado de Sodoma? Abuso e ofensacontra estrangeiros. Insulto aos viajantes. Falta dehospitalidade para com os necessitados. Este é o pontocentral da história, compreendida em seu própriocontexto histórico. Quando o estupro entre homenstorna-se parte da história, a ofensa adicional é a doabuso sexual - insulto e humilhação graves, tanto naépoca de Lot quanto na nossa. O relato todo e acultura da época deixam claro que o autor não estavapreocupado com o sexo em si. Lot ofereceu suas filhassem titubear. O ponto central do relato não é o daética sexual. A história de Sodoma não é tanto sobresexo, mas sim sobre arrombar a porta da casa dealguém. O ponto central da história é o abuso eassalto, sob qualquer forma que possam assumir.Utilizar este texto para condenar a homossexualidadesignifica empregá-lo de forma errÓnea. Como a Bíblia vê o pecado de Sodoma Esta é a conclusão que se segue de uma leiturahistórico-crítica da história de Sodoma. Mas nestecaso em particular, o significado do texto torna-seóbvio se tomarmos outras passagens da Bíblia. Sim,porque a Bíblia freqüentemente faz referência aoepisódio de Sodoma e afirma de maneira evidente qualfoi o pecado de Sodoma. O profeta Ezequiel (16:48-49)define o caso de maneira inequívoca: "O crime da tuairmã Sodoma era este: opulência, glutoneria,indolência, ociosidade; eis como vivia ela, assim comosuas filhas, sem tomar pela mão o miserável e oindigente." O pecado dos sodomitas foi o de serecusarem a receber os viajantes necessitados. Algumaspessoas preferem enxergar homossexualidade nestetexto. Elas afirmam que a palavra "abominação" apareceao longo deste capítulo de Ezequiel e até mesmo noversículo 50, logo depois do versículo sobre Sodoma.Elas entendem que isto se refere à abominação doLevítico 18:22: "Não te deitarás com um homem, como sefosse mulher: isso é uma abominação." Mas nasEscrituras hebraicas a palavra "abominação" é usadapara designar muitas coisas. As abominações em questãoaqui são as do "adultério" e "prostituição" deJerusalém, e estas palavras são utilizadassimbolicamente. Elas não se referem a atos sexuais,mas sim à idolatria, à infidelidade de Israel aoSenhor Deus, e ao sacrifício e assassinato decrianças. Apesar de o versículo 50 mencionar as"coisas abomináveis" e se referir a Sodoma, oversículo 49 diz exatamente quais foram estas coisasabomináveis. Ao afirmar categoricamente qual foi opecado de Sodoma, o sexo entre homens simplesmente nãoé mencionado. Fica claro que o capítulo 16 de Ezequieltrata de outras coisas. De acordo com Sabedoria 19:13,o pecado de Sodoma foi "um excessivo ódio peloestrangeiro" e "reduzir à escravidão hóspedes quetinham sido benfeitores". Lembremos que osestrangeiros, os hóspedes, eram na verdade anjos emmissão divina. O pecado foi tratá-los de maneiraabusiva. "Reduzir hóspedes à escravidão" podereferir-se a uma prática comum na época, a da livreutilização pelo dono da casa dos escravos parafinalidades sexuais. Mas, novamente, a ofensa nãoestava em fazer sexo, e nem mesmo em manter escravos,mas sim em tirar vantagem, degradar e abusar dosoutros. Até mesmo Jesus menciona Sodoma, e o assunto éa rejeição dos mensageiros de Deus: Estes são os doze que Jesus enviou em missão, apóslhes ter dado as seguintes instruções: "...Nas cidadesou aldeias onde entrardes, informai-vos se há alguémali digno de vos receber; ficai ali até a vossapartida... Se não vos receberem e não ouvirem vossaspalavras, quando sairdes daquela casa ou daquelacidade sacudi até mesmo o pó de vossos pés. Em verdadevos digo: No dia do juízo haverá mais indulgência comSodoma e Gomorra que com aquela cidade." (Mateus10:5-15) A que se refere esta passagem do Evangelho? Não hámenção alguma a sexo. Mas há uma clara indicaçãoacerca da rejeição dos mensageiros de Deus. O paraleloentre o Evangelho e Sodoma é o coração fechado querejeita o estrangeiro, a maldade daqueles que não dãoas boas vindas aos arautos divinos. Há outrasreferências bíblicas menos diretas a Sodoma: Isaías1:10-17 e 3:9, Jeremias 23:14 e Sofonias 2:8-11 Ospecados listados nestas citações são a injustiça, aopressão, a parcialidade, o adultério, as mentiras e oencorajamento dos pecadores. O adultério é o únicopecado sexual nesta lista, e mesmo nesse caso o sexonão é a preocupação central. Para o Testamentohebraico, o adultério não era uma ofensa contra amulher ou contra a intimidade do casamento ou mesmocontra os requisitos inerentes ao sexo. O adultério éuma ofensa contra a justiça. O adultério ofende ohomem ao qual a mulher pertence. O adultério é autilização indevida da propriedade de outro homem. ABíblia geralmente usa Sodoma como um exemplo do piordos pecados, mas nunca se referindo simplesmente aatos sexuais. E a menos importante de todas é areferência aos atos homogenitais. O pecado de Sodoma hoje Até mesmo Jesus entendia o pecado de Sodoma como o dafalta de hospitalidade. Outras passagens da Bíbliaafirmam a mesma coisa de maneira bastante clara. Aindaassim, as pessoas continuam a citar a história deSodoma para condenar aqueles que são gays e lésbicas.Há uma triste ironia acerca da história de Sodomaquando compreendida à luz de seu próprio contextohistórico. As pessoas atacam homens e mulhereshomossexuais porque eles são diferentes, esquisitos,estranhos. Lésbicas e gays não se encaixam em nossasociedade, fazendo-se com que eles permaneçamestranhos, estrangeiros. São deserdados por suaspróprias famílias, separados de seus filhos,despedidos de seus empregos, despejados de imóveis eexpulsos de bairros, insultados por personalidadespúblicas, espancados e assassinados nas ruas. Tudoisto é feito em nome da religião e da supostamoralidade judaico-cristã. Esta opressão é o própriopecado do qual o povo de Sodoma foi culpado. Éexatamente este o comportamento que a Bíblia condenarepetidas vezes. Portanto, aqueles que oprimem oshomossexuais devido ao suposto "pecado de Sodoma"podem ser eles próprios os verdadeiros "sodomitas" talcomo a Bíblia os entende.Pe. Daniel A. Helminiak é padre católico americano ejesuíta e publicou este texto em seu livro: "O que aBíblia realmente diz sobre a homossexualidade"publicado no Brasil pela Editora GLS.

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